O professor e o educador trabalham com abordagens diferentes. A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que “depositamos“ a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor.
Certamente a figura do professor é um dos principais referenciais na escola. Da mesma forma, a pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não somos mais considerados professores e sim educadores.
Antes de falarmos nas diferenças entre o professor e o educador, vamos falar de suas igualdades. Eles têm as mesmas condições de trabalho, estão situados na mesma escola e possuem a mesma formação mínima necessária. Também recebem o mesmo salário e trabalham com um mesmo público que é o aluno.
No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do educador.
- O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral da criança. Bem como com a sua interação com a família e a sociedade.
- Ele sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas de ajudar na transformação do seu aluno.
- Normalmente vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador vê no erro de seu aluno uma fase de transição no processo do conhecimento.
- O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.
Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do educador são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso.
Dessa forma, os educadores terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.
Compartilhe esse artigo nas suas Redes Sociais